Conselho Europeu: Terrorismo e Política de Segurança na União Europeia


GUIA DE ESTUDOS

Com os últimos atentados vistos no continente europeu nos últimos tempos, terrorismo mais uma vez torna-se um dos temas mais discutidos dentro das agendas e debates de segurança. Apesar de já fazer parte do histórico europeu desde as duas últimas décadas do século XX, ganhou maiores proporções e visibilidade com o seu caráter cada vez mais fluido e globalizado.
Tal situação leva ainda a uma série de incertezas quanto às respostas e consequências para cada membro da União Europeia. No continente europeu, a proximidade de fronteiras e a flexibilidade de movimentação proporcionada pelas políticas do bloco são circunstâncias que pedem por empenho conjunto de todos os membros para lidar com as diferentes reações e posicionamentos em cima de como gerenciar os mecanismos de segurança da UE.
Com isso, é de extrema importância o debate entre os Estados-membros buscando a melhor resolução para cada parte e para a União como um todo. Deve-se considerar ainda que as decisões de políticas como a de Defesa e Segurança Comum da EU estão também a cargo do Conselho Europeu, podendo ter peso sobre atuações de organismos como Frontex ou influência sobre o Espaço Schengen. Logo, a discussão conjunta é essencial na busca de maior segurança e visando à harmonização e o bom funcionamento da UE ante ameaças terroristas e à segurança do bloco.



Diretores

Ana Carolina Cupello

Ana Carolina Cupello

Olá, senhoras e senhores delegadas e delegados! Me chamo Ana Carolina Cupello, mas podem me chamar de Carol, tenho 20 anos e estou cursando meu 3º período de Relações Internacionais na Puc. Já participei de simulações anteriores como delegada, sendo o MIRIN muito especial pra mim porque foi a minha primeira. Agora tenho a chance de participar como diretora dos senhores e estou muito animada pra isso. Espero que a experiência de participar do XIV MIRIN seja bastante enriquecedora e divertida para todxs xs senhorxs. Até julho!!

Ana Clara Figueiredo

Ana Clara Figueiredo

Olá, senhor_s delegad_s! Sou Ana Clara Figueiredo, tenho 20 anos e estou no quarto período de Relações Internacionais na PUC-Rio. Natural de Niterói e aspirante à diplomacia desde os quinze. A maioria das minhas experiências relacionadas às relações internacionais foram um tanto tardias, assim como as simulações. Em 2016, tive meu primeiro contato como analista na Simulação de Relações Internacionais da Escola Naval. No MIRIN, fiz parte do staff na última edição, e agora pela primeira vez entro como diretora. Espero que seja uma oportunidade de ganhar ainda mais experiência e expandir não apenas o meu, mas os nossos horizontes nesse ambiente tão interessante e dinâmico proporcionado pelo MIRIN. Boa sorte a tod_s e até julho!

André Monnerat

André Monnerat

Olá, queridos delegados! Me chamo André Monnerat, tenho 18 anos e estou cursando o 3° período de Direito na PUC. O Conselho Europeu foi o primeiro comitê em que participei no mundo das simulações, cerca de 5 anos atrás (apesar da carinha de bebê, estou ficando velho rs). Posso dizer que é o meu comitê favorito, que fez eu me apaixonar por esse mundo de simulações, este ano será minha quinta participação no CE. É o primeiro MIRIN de que participo e sempre ouvi falar de sua grandiosidade. Tenho certeza que os senhores estarão preparados para debater esta questão tão delicada que é a política de segurança da UE relacionada ao terrorismo. Até breve!

Catarina Gumy

Catarina Gumy

Olá, meu nome é Catarina Gumy, estou no terceiro período de Direito da PUC-Rio e tenho dezoito anos. Esta é a minha 11ª simulação, sendo a 5ª como parte da organização. Participei do MIRIN em 2015 como delegada na OMS sobre Ebola e como diretora do CSH sobre a Guerra do Afeganistão ano passado. Agora, retorno à simulação como diretora do Conselho Europeu. Estou sempre envolvida em simulações (confesso que sou viciada na modelândia) e, apesar de não cursar Relações Internacionais, me interesso muito pela política internacional. Tenho certeza que o XIV MIRIN será o melhor de todos! Espero vocês em julho!