Liga dos Estados Árabes Histórica: O Conflito Irã-Iraque (1982)


GUIA DE ESTUDOS

Após o fim da segunda Guerra Mundial, o mundo entra em um ambiente de incerteza e tensão descrito na atualidade como a Guerra Fria, onde o mundo teme pela capacidade destrutiva de duas grandes potencias da época, os EUA e a URSS. Não obstante, cada vez mais passam a emergir coligações internacionais que visam a fortalecer e alinhar a atuação dos Estados frente a essas potências que disputam pelo mundo. É nesse contexto, somado a um ideal Pan-Arabista, que vemos surgir a Liga dos Estados Árabes (LEA) já em 1945.
Visando a resolver questões e conflitos internos, além de fortalecer as respectivas soberanias de seus membros na região do Oriente Médio frente ao cenário que se desenrolava, a Liga veio como uma tentativa sem precedentes de se unificar os povos árabes. Ademais, esta pode ser percebida como uma forte ferramenta de alinhamento político e econômico de seus membros, fortalecendo negociações e firmando seus interesses internacionais. Desse modo, a Liga é vista por seus membros como um espaço de discussão política fora dos moldes ocidentais, possuindo um forte caráter orientalista.
Após a revolução iraniana de 1979, percebe-se que o Irã passa a ter um alinhamento politico pró-ocidente e pan-islamista indo de encontro ao nacionalismo árabe do Iraque. Com isso, as tensões políticas escalam e culminam na guerra entre o Irã e Iraque, onde ambos os lados tiveram grandes dispêndios em um conflito repleto de táticas sujas. Nosso comitê visa, grosso modo, a simular os eventos desta guerra, porém, discutindo-os mais amplamente no espaço proporcionado pela Liga, para, assim, gerar novos possíveis desfechos não só para a região do Oriente Médio, mas também para o mundo durante a Guerra Fria.



Diretores

Andreh Rocha

Andreh Rocha

Olá, futuros delegados e delegadas! Meu nome é Andreh Rocha, tenho 22 anos e estou no último período de Relações Internacionais da PUC-RIO. Já participei como delegado durante o EVMUN representando o Brasil na UNASUL, também já fui parte da equipe de diretores administrativos no X SIMUN e agora gostaria de expandir meus horizontes e fazer parte da equipe acadêmica no XIV MIRIN. Ademais, estou em um projeto de parceria empreendedora com uma pesquisadora suíça na área de biomedicina. Espero todos vocês no XIV MIRIN!

Eduardo Vilela

Eduardo Vilela

Olá! Me chamo Eduardo Vilela, dezoito anos, aluno do terceiro período de Relações Internacionais, novo no MIRIN. Estou super ansioso para julho, mal posso esperar para participar do Modelo, sempre buscando expandir meus horizontes e aprender muito.

Elis Castanheira

Elis Castanheira

Olá, delegados! Meu nome é Elis Castanheira e estou no sétimo período de Relações Internacionais na PUC-Rio. Essa será a minha primeira participação no MIRIN e serei diretora na Liga dos Estados Árabes. Espero poder contribuir e estabelecer boas relações. Até lá!

Luisa Cunha

Luisa Cunha

Olá, delegados! Meu nome é Luisa Cunha e estou no sétimo período de Relações Internacionais na PUC-Rio, completamente apaixonada pelo curso. Essa vai ser a primeira vez que participo do MIRIN como diretora em um comitê e estou ansiosa para viver essa experiência incrível com vocês! Até lá!

Nathan Rosário

Nathan Rosário

Olá delegadxs!
Meu nome é Nathan Rosário, tenho 20 anos e estou cursando o sexto período de Relações Internacionais. Esta é a minha experiência em simulações, espero que os processos sejam extremamente proveitosos para nós. Só tendo boas coisas a esperar, desejo a vocês boas vindas e até breve!