Organização do Tratado do Atlântico Norte: Questão do sistema de defesa europeu


GUIA DE ESTUDOS

Nos últimos anos, a OTAN vem estudando a possibilidade de um sistema de defesa de mísseis no leste europeu. Entretanto, a proposta foi reformulada várias vezes em vista de uma oposição da Rússia, por sentir-se ameaçada, evitando-se o risco de piora das relações diplomáticas com o país.
Os países do leste europeu, por sua vez, sentem-se ameaçados pelo poderio bélico russo e sua política externa expansionista da última década, principalmente com os recentes eventos na Ucrânia. Os países membros da organização temem igualmente a expansão russa, pois acionaria todos os membros a defenderem os aliados invadidos.
Tendo em vista o caráter delicado da situação internacional na região, os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte reunir-se-ão para decidir a estratégia mais eficaz para proteger seus aliados e concomitantemente evitar um conflito bélico.



Diretores

Francisco Mendes

Francisco Mendes

Olá
Sou o Francisco Mendes, 21 anos. Estou cursando o 7º período de Engenharia Mecânica (!!) e esse será meu 6º MIRIN, rumo ao recorde! Foram dois como delegado, posteriormente staff, diretor, secretariado como Coordenador de Relações Públicas, e agora voltando a ser diretor. Divertido e pouco engraçado, segundo relatos, sou também (ainda bem) vascaíno e apaixonado. Gosto de jogar tênis, velejar, jogar FIFA e simular um pouco. Desejo tudo de melhor aos senhores e senhoras, futuros delegados.
Que esse MIRIN seja inesquecível para todos!

Henrique Santiago

Henrique Santiago

Olá, senhores delegados, bem-vindos ao XIV MIRIN e, em especial, à Organização do Tratado do Atlântico Norte! Meu nome é Henrique, tenho 21 anos e serei um dos diretores nesse comitê. Ao contrário do que se é de esperar, estou cursando Engenharia Mecânica na PUC-Rio e estou cursando meu sétimo período, mas não se preocupem, participo de simulações desde o ensino médio e sei bem o que os senhores enfrentarão durante esse comitê. Além das simulações, também ocupo meu tempo livre desenvolvendo projetos na faculdade, como os de robôs de combate (tipo aqueles do The Big Bang Theory), vendo seriados e ocasionalmente um pouco de futebol americano. Estarei à espera de todos em agosto, então estudem, se preparem e, desde já, um ótimo MIRIN para todos!

João Victor Farrulla Darze

João Victor Farrulla Darze

Muito prazer senhores delegados, meu nome é João Victor Farrulla Darze, mais conhecido como Farrulla. Sou estudante de engenharia elétrica na PUC e estou no meu 5º período. Amo estudar Relações Internacionais desde que peguei um livro de teoria de RI (da minha mãe) despretensiosamente para ler, o que me levou a fazer domínio adicional em Política Internacional. Sou novo nesse mundo de simulações, logo estou sempre muito entusiasmado. Espero encontrar todos afiadíssimos para o nosso comitê e até lá!

João Rafael Santillo

João Rafael Santillo

Olá diplomatas! Sou o João Rafael, mas todos me conhecem por Joel (abreviação com a primeira e última sílaba do meu nome). Estou no terceiro período de economia na PUC e há muito tempo já fui um delegado de primeira viagem como muitos dos senhores. Espero que os senhores gostem do mesmo jeito que eu quando simulava no MIRIN. Boa sorte!

Pedro Lacerda Zyngier

Pedro Lacerda Zyngier

Olá delegados, sou o Pedro, mas todo mundo me chama de Lacerda, estou no sexto período de relações internacionais na PUC, já tenho mais simulações que anos de vida e esse é meu sexto MIRIN. Espero que vocês se divirtam enquanto resolvem essa tão importante questão contemporânea.